sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Atualização de Versão Protheus


Atualização de Versão Protheus

Procedimento para Atualização de Versão - Totvs Microsiga Protheus 11

Por: Leandro Marin Duran
ADVTEC Soluções Integradas - Fone: 11 2304-3366

Precisando de informações sobre atualização de versão protheus?

Atualização de Versão Protheus - Totvs Microsiga Protheus 11


À meses a Totvs vem anunciando a descontinuidade da versão 10 dor ERP Totvs Microsiga Protheus 10 em janeiro 2013. Acontece que o final do ano está chegando e muitas empresas ainda não fizeram a atualização da versão para Protheus 11.5.

Caso sua empresa possua uma equipe interna de TI capacitada, é possível realizar os procedimentos internamente para realizar a atualização. Mas se não pretende correr riscos, procure uma empresa especializada. A ADVTEC oferece segurança na realização de serviços de atualização de versão do ERP Totvs Microsiga Protheus.

Procedimento para atualizar a versão para o Protheus 11.5


Siga os procedimentos técnicos para que toda estrutura existente no Protheus 10 (ou anterior) seja atualizada para o Protheus 11.5.

1.       Backup

Primeiro passo para migrar sua versão é a segurança, então antes de tudo é obrigatório a  realização dos backups tanto de banco de dados, quanto as pastas de configuração do Protheus.

2.       Download

Faça  download das versões mais atualizadas arquivos binários (appserver e smartclient), repositório (RPO, updates e pacthes mais atuais), dicionários (arquivo SXSBRA.TXT), arquivos de help (hlppor.txt, hlpeng.txt e hlpspa.txt, para os helps em português, inglês e espanhol, respectivamente) e DbAccess. Os arquivos atualizados podem ser baixados através do portal da Totvs.

3.       Check Unique - Verificação dos registros duplicados

Realize a checagem das chaves duplicadas ainda no Protheus 10. Copie o arquivo baixado do portal SX2.UNQ (deve estar junto ao arquivo SXSBRA.TXT) na Rootpath do Protheus e inclua a rotina CHECKDUPL no menu do Configurador. A rotina deve ser executada em cada uma das empresas cadastradas no Protheus. Diversos problemas podem ser encontrados ao rodar esta rotina, você deve excluir ou alterar os registros cujas chaves estejam duplicadas.

4.       Instalação do Protheus 11.5

Faça o download do instalador do Protheus clicando no link. Ao abrir a página, clique em instalar.
Prossiga a instalação clicando em instalar.
Depois clique na opção Install ->

 

Para proseguir, escolha a opção I undersland the risk... e confirme.
 
Ao completar o download, confirme.
 
 
Siga até a conclusão da instalação.
 
 

5.       Configuração do Ambiente Protheus 11.5

 

No arquivo appserver.ini do recém instalado Prothheus 11.5 aponte o banco de dados do para utilizar o mesmo banco de dados do Protheus 10. Em seguida copie todo o conteúdo da system do Protheus 10 para a pasta system do Protheus 11.5.

6.       Compatibilizador

 

Após criar e configurar o ambiente, execute o Smartclient do Protheus 11.5, e no programa inicial escreva a rotina de compatibilização "MP710TO110", seguindo a imagem abaixo:



Ao iniciar a compatibilização, é solicitada a senha do Administrador para continuação do processo. Existe a opção de fazer apenas uma simulação da atualização de versão, mas não funciona.

Assim que escolher a partir de qual versão será feita atualização (é possível atualizar a partir da versão 7.10), será mostrada a tela de configuração da rotina.

Conforme a imagem a seguir, é possível escolher diversas opções de Log, mas sugiro a seleção abaixo.
 
 
É provável que a execução da compatibilização seja interrompida após a verificação de integridade, devido a possibilidade de inconsistências nos dicionários de dados. Infelizmente isso é normal, até mesmo instalando a versão 10 em branco esse tipo de interrupção ocorre.
 
Para identificar o que deve ser corrigido, acesse o MPSDU, abra o arquivo MPUPDLOG.LOG (ele está na pasta system e em formato CTREE) e, usando a opção Copy To, converta para o formato DBF. Assim será possível abri-lo pelo Excel. uma dica é filtrar os registros que contenham a coluna E_TYPE igual a 4, são os Critical Errors que impedem a atualização. Corrija os problemas e inicie a compatibilização novamente.
 
Caso a compatibilização tenha ocorrido com sucesso, ainda assim é importante analisar o log para identificação de ocorrências que não impedirem a compatibilização, mas podem trazer problemas no uso do Protheus 11.5.
 
Se não se sentir seguro para realizar estes procedimentos procure um especialista.

A ADVTEC oferece segurança na realização de serviços de atualização de versão do ERP Totvs Microsiga Protheus.
 Entre em contato:
www.advtec.com.br
11 3852-0212
11 2304-3366
 
 

Nenhum comentário: